Com ajuda da tecnologia, mais de 4,5 mil kg de lixo são retirados da rede de esgoto de Araguaína


Retirada dos resíduos ocorreu com ajuda de veículos especiais e até um drone, que percorreu a rede subterrânea nos últimos três meses.

Novas tecnologias estão ajudando a desobstruir a rede de esgoto de Araguaína, na região norte do estado, e de dentro das bocas de lobo já saíram mais de 4,5 mil kg de lixo. Entre os equipamentos utilizados, um drone percorre os encanamentos para identificar possíveis problemas nas tubulações.

A ideia é evitar alagamentos decorrentes dessas obstruções, que atrapalham quem mora na cidade, como o empresário Eliotério Patrício. Ele saiu do Ceará ainda pequeno, acompanhou o crescimento de Araguaína e se lembra de quando as vias não tinham problemas e os rios estavam livres de poluição. “A gente pescava aqui nesse córrego Neblina. O mercado era só uma barraquinha de tábua e depois fizeram. Não tinha quase nada aqui”, relembra.

O trabalho é feito pela Secretaria de Infraestrutura do município e com a nova forma de limpar toda a rede pode identificar quem são as pessoas que contribuem para aumentar essa poluição e ainda se há resíduos em outros locais.

Segundo Frederico Padro, secretário de Infraestrutura, em uma cidade como Araguaína é preciso que o sistemas de captação de águas pluviais funcionem de forma adequada. “Com esse serviço, com esse caminhão e equipamentos, a gente consegue fazer a desobstrução. A gente desentope toda nossa rede”, disse.

O secretário ainda explicou que a utilização do drone permite que a gestão faça um cadastro sobre a situação das galerias abaixo da pavimentação asfáltica.

“Entra um drone, um robozinho de controle remoto que vai filmando todas as novas redes de pluviais e cai constatando, cadastrando além do diâmetro do tubo, a gente consegue verificar de maneira preventiva se a rede implodiu, se o tubo está em condições íntegras ou ou se a gente precisa fazer alguma intervenção para evitar de fazer um trabalho corretivo”.

A população vê benefícios nessa nova ação, e espera o fim da poluição no córrego Neblina e Rio Lontra. “Uma coisa muito boa porque quando chove, quem conhece Araguaína há muito tempo sabe. Quando chove as águas descem para o neblina, vira aquela sujeira e termina transbordando. Fazendo a limpeza provavelmente vai ser bom pra cidade”, afirmou o motorista Derval Martins.

Esgoto clandestino

Com a verificação das redes, o secretário ainda informou que, com ajuda dos equipamentos, foi possível identificar grande quantidade de redes de esgoto clandestinas.

“As pessoas às vezes lançam seu esgoto bruto. E são imóveis que tem a rede de esgotamento passando na porta”, afirmou Prado.

A Secretaria de Infraestrutura irá orientar o proprietário do imóvel sobre a irregularidade. Caso não faça as mudanças para regularização, poderá ter que pagar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhõesm segundo lei federal que dispõe sobre crimes ambientais.


What's Your Reaction?

fun fun
0
fun
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
fail fail
0
fail
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
hate hate
0
hate
confused confused
0
confused

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *