Os cachorros além de serem muito fofos, também são extremamente inteligentes. Desse modo, como pontua a entusiasta Nathalia Belletato, é possível lhes ensinar truques para tornar as brincadeiras entre o cão e o tutor mais divertidas. Quer ensinar truques divertidos ao seu cãopanheiro? Acompanhe o artigo e confira dicas valiosas!
Truques básicos
Antes de partir para os truques mais divertidos, é importante que seu cão saiba realizar truques básicos, também chamados de comandos básicos. Isso porque seu animal está na fase de constante aprendizado, e ele não irá aprender um “nível” mais difícil, se não souber executar o mais básico primeiro. Pense nisso como a educação infantil, que é feita por etapas.
Dessa maneira, como elucida Nathalia Belletato, amante de animais, para ensinar comandos básicos, como senta, fica, vem e deita, é preciso estabelecer uma conexão de confiança com o cachorro e trabalhar com petiscos que o atraiam. Por isso, invista em biscoitinhos ou frutas.
O próximo passo é começar a praticar de duas a três vezes por dia, por cerca de 15 minutos. Esse tempo limite é importante, porque o cão começa a perder o interesse e a se distrair se ficar realizando uma atividade por muito tempo. Vale frisar, que mesmo após o animal ter aprendido, os comandos devem ser reforçados diariamente.
Equilibrar guloseimas
Se seu cão já domina os comandos básicos, é hora de partir para o ensino de outros truques divertidos. Conforme expõe Nathalia Belletato, um desses é equilibrar guloseimas, que, como o próprio nome já diz, consiste no cachorro equilibrar alguma guloseima na ponta do focinho, enquanto está sentado somente nas patas traseiras
Para realizar esse truque é fundamental que o animal tenha muito autocontrole, ou seja, é preciso exercitar o comando de ficar. Ademais, geralmente essa prática é ensinada para animais de médio e grande porte, mas nada impede que você também possa ensiná-la para seu aumiguinho pequeno.
Rodar
Segundo Nathalia Belletato, entendedora de animais, outro truque divertido e fácil de ser ensinado é o rodar, no qual o cão gira ao redor de si mesmo. Essa brincadeira pode ser ensinada para o cachorro fazer “graça” para ganhar alguma guloseima ou para que o tutor lhe dê o seu brinquedo favorito.
Para ensinar o truque em questão é preciso que o tutor fique em pé, de frente para o cachorro, e posicione um petisco em frente ao focinho do animal. Assim que o cheiro captar a atenção do cão, basta fazer movimentos circulares, fazendo com que o animal acompanhe e gire ao redor de si mesmo.
Dar a pata
Como considera Nathalia Belletato, apaixonada por animais, dar a pata é um dos truques mais difíceis de ensinar. Isso acontece porque ele depende do comando de sentar, e numa constante tentativa de fazer o cão colocar a pata na mão do tutor. É necessário que o tutor passe a mão debaixo da pata do cão e a pegue dando a ordem “dá a pata” até que o cachorro entenda o que lhe está sendo solicitado.
Falar
Por fim, como aponta Nathalia Belletato, falar é outro truque divertido e difícil para ensinar ao seu cachorro. Esse truque consiste no cão latir quando o tutor dá o comando de falar. Ao contrário dos outros, essa atividade depende mais da resposta cognitiva do cão, do que das técnicas de ensino do tutor.
Contudo, para ensinar esse truque é preciso que o tutor tenha conhecimento sobre o que provoca o estímulo de latido do cachorro. Assim, basta acionar esse estímulo e dar o comando de latir, e depois fazer o cão ficar quieto (dando o comando de quieto) e o recompensar com um petisco. Com o tempo, ele associará o comando “fala” com o latido e o “quieto” com cessar latido.
Você tem um aumigo de estimação e quer tornar sua rotina ao lado dele mais divertida? Então ensine esses truques para seu cachorro e leve alegria para toda sua família. Mas lembre-se, não force o cão a fazer o que não quer, isso só causará estresse à ele, prejudicando sua saúde e bem-estar.