Imagem meramente ilustrativa
Morte de Indígena em Tocantins: Identificada Vítima como Harenaki Javaé
Neste domingo (7), um corpo foi encontrado parcialmente carbonizado a 60 km de Formoso do Araguaia, na região sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima identificada como Harenaki Javaé tinha apenas 18 anos e era moradora da Aldeia São João.
A Polícia Militar foi chamada por uma enfermeira, que relatou a localização do corpo nas proximidades da Aldeia Canuanã. No local, a equipe da Polícia Militar constatou o fato e identificou a vítima como uma jovem indígena de 18 anos. A aldeia onde Harenaki Javaé morava fica dentro da Ilha do Bananal, que é um dos principais locais de habitação das comunidades indígenas no estado.
O corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal de Gurupi (IML) para ser submetido aos exames de necropsia, necropapiloscópico e de arcada dentária. Esses exames são fundamentais para identificar as causas da morte e determinar a causa da carbonização do corpo. Além disso, esses procedimentos também ajudam a determinar a idade e o sexo da vítima.
A identificação da vítima como Harenaki Javaé foi confirmada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que é responsável pela saúde das comunidades indígenas no estado. A aldeia onde Harenaki morava é uma das principais comunidades do estado e tem uma população de aproximadamente 500 pessoas.
A Polícia Militar está investigando a morte de Harenaki Javaé, mas ainda não há informações sobre as causas da carbonização do corpo ou se ela foi vítima de crime. A SSP informou que o caso está sendo tratado com prioridade e que todas as medidas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis pela morte da jovem indígena.